Dia de ação de graças

Você pode enviar imagens com “Dia de ação de graças” para amigos e família pelo Facebook, Whatsapp e Instagram.

Imagens com frases - Dia de ação de graças

Todos os anos, na última quinta-feira do ano, é comemorado o Thanksgiving Day, feriado muito popular nos Estados Unidos (tanto quanto o Natal).

O Dia de ação de graças visa reunir as famílias em agradecimento pelas coisas boas que aconteceram durante todo o ano. Inclusive, a data original tinha o objetivo de expressar gratidão pelas colheitas.

O dia não está vinculado às religiões, por isso, independente de credo, a data é celebrada por pessoas de todas as orientações religiosas, com festas, orações e desfiles.

Dia de ação de graças no Brasil

A data foi instituída no Brasil através da Lei n.º 781, em 1949. A comemoração foi sugerida por Joaquim Nabuco, quando este era embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Diferentemente dos Estados Unidos, no Brasil o Dia de Ação de Graças não é muito popular, sendo lembrado por pessoas de origem norte-americana ou canadense.

As escolas de idiomas, especialmente língua inglesa, também celebram a data, aproveitando a oportunidade para divulgar a cultura americana.

No Brasil, o Dia de Ação de Graças segue o calendário americano, sendo comemorado na 4ª quinta-feira de novembro. Já no Canadá, é celebrado na 2ª segunda-feira do mês de outubro, em razão da época das colheitas.

Origem do dia de ação de graças

Em uma região chamada de “Nova Inglaterra”, em Massachusetts, mais precisamente Plymouth Colony, os habitantes fizeram uma festa para comemorar a colheita daquele ano.

Como haviam passado por invernos rigorosos, os moradores da vila decidiram comemorar, a partir de 1620, o fato de terem superado, com uma boa safra.

A festa foi repetida nos anos seguintes, com habitantes ingleses e americanos. Em 1621, por exemplo, foi denominada “Festa de Outono”. Após isso, popularizou-se em vários países do mundo.

Além de Dia de ação de graças, acesse as categorias com outros temas.