Dia do médico

O Dia do médico é celebrado anualmente em 18 de Outubro. A comemoração ocorre no mesmo dia de um santo católico, São Lucas, que é considerado o padroeiro dos médicos.

A profissão de médico é uma das mais antigas da civilização, é também uma das mais importantes e necessárias que existem. Saiba mais sobre este dia 18 de Outubro, o dia do médico.

Um pouco sobre o Dia do médico

Por ser um país predominantemente cristão, o Brasil tem influências da religião, inclusive no calendário. Como São Lucas é considerado o padroeiro da classe médica, o dia de celebração do santo também é considerado o Dia do Médico.

Lucas, discípulo de Paulo, que escreveu o Evangelho que leva seu nome, bem como o livro de Atos dos Apóstolos, era médico, conforme citação da carta de Paulo aos Colossenses, capítulo 4, versículo 14:

“Lucas, o médico amado, e Demas enviam saudações”. Diz-se que estudou medicina em Antioquia, na atual Turquia, no que hoje é um sítio arqueológico”.

A data de homenagem aos médicos é a mesma em países da Europa, como Itália, Espanha, Bélgica, Portugal e Polônia. Já nos Estados Unidos, o Dia do Médico é celebrado em 30 de Março, por ser este o dia em que a anetesia foi utilizada pela primeira vez.

No Canadá o dia do médico é comemorado em 1º de Maio, data em que nasceu Emily Stowe, a primeira mulher médica do país. Na Índia a homenagem é em 1º de Julho, data em que nasceu e morreu um dos mais respeitados médicos Bidhan Chandra Roy.

Vídeo: parabéns aos médicos

Além de Dia do médico, acesse as categorias com outros temas.