Estamos chegando ao final de mais um ano! Chegou o tempo de traçar as metas para o ano novo e fazer a reflexão sobre o ano que está acabando.
O ano 2022 de foi, como de praxe, desafiador. Não foi tão comum assim, um dos mais desafiadores da nossa geração e da história da humanidade.
Foi um dos anos no qual se seguiram os impactos de um vírus novo, descoberto no início de 2020, com consequências que parecem não amenizar.
Seja com maneiras adequadas ou incorretas de lidar com as consequências da pandemia de Covid-19, todos foram impactados.
Há os que não foram contaminados, outros sim; os que, infelizmente, perderam familiares e amigos, outros não.
O fechamento de postos de trabalho fez com que milhões de pessoas perdessem o emprego e o consequente poder de compra.
Enfim, os impactos são incontáveis, na família, nos relacionamentos, na vida profissional, afetando o psicológico e a saúde das pessoas.
Neste texto para reflexão sobre o ano que está acabando, ficam algumas lições que puderam ser aprendidas com todos estes acontecimentos.
10 lições - reflexão sobre o ano de 2022
1. É preciso priorizar a saúde
Para resistir à este e outros vírus existentes, é fundamental cuidar da imunidade. Boa alimentação, bom sono e práticas de exercícios é a conhecida combinação para preparar o corpo para eventuais contaminações.
2. Momentos em família são valiosos
Foi tudo parado! Escolas e empresas tiveram atividades cessadas ou reduzidas, possibilitando mais tempo para pais e filhos estarem juntos.
3. Há coisas que ninguém controla
Isso demonstra que ninguém é dono das coisas que o cercam, nem da própria vida. Começamos o ano com muitos planos mas, grande parte deles foi adiada.
4. Sem paciência a vida fica insuportável
Mas, paciência! E sem ela é impossível suportar os momentos de dificuldades em casa, as turbulências nos relacionamentos e as mudanças sociais.
5. Sempre é possível improvisar
Convém respirar, pensar em como fazer para superar os obstáculos que foram impostos por tais situações.
6. Quem quer fazer, tem que parar de adiar
E, para isso, há coisas que precisam ser feitas, o quanto antes, aquele “plano B” que, por muitos anos, foi adiado, precisa sair do papel.
7. Temos mais força do que imaginamos
Nessas horas de dificuldade passamos a perceber que podemor ir além, superar as perdas de pessoas queridas e, com Fé e Coragem, seguir a vida.
8. Não se deve ter expectativas utópicas
Também não dá pra contar com todo mundo! Uns porque estão envolvidos em suas prioridades igualmente importantes, outros porque nunca foram o que pensamos que eram. A nossa expectativa que estava alta.
9. Há gratas surpresas
Mas também há pessoas, de quem nada esperávamos, que trouxeram alento, por meio de recursos ou palavras de ânimo. Sempre tem!
10. Começar denovo, sim!
E um ano tão conturbado como 2022 chega ao fim, é hora de fazer a revisão de nossas prioridades, porque com certeza o nosso futuro será um pouco diferente por causa destes anos. Aproveite e já salve as mensagens para celebrar o ano novo…
Tudo de bom para você e sua família!